segunda-feira, 9 de julho de 2007

The Good German















O filme faz jus à sua homenagem às produções mais antigas, como Casablanca. Obviamente, não chega nem perto de ser um clássico mas atinge seu objetivo.


Pra começar, deixo dito que, na minha opinião, Casablanca é o filme de todos os tempos. Não entendo, fora as técnicas de filmagem, o motivo de Cidadão Kane estar em primeiro na lista. Um louco que vive por anos em sua loucura e um maldito enigma que passa a ser um dos pontos centrais do filme, a palavra "Rosebud", que foi a revelação mais fraca que ja ví sobre algo ou alguma palavra. Claro que sua escolha se dá por outros "n" motivos como o assunto ao qual o filme trata, artistas e, como antes citado, as técnicas de filmagem para sua época.

Já em Casablanca, temos um triângulo amoroso ao meio de uma guerra onde a busca pelos papéis - os vistos - tornam o filme um jogo de gato e rato com muita elegância, uma trilha sonora marcante - até para quem nunca viu o filme - e Humphrey Bogart e Ingrid Bergman.

Em The Good German ( O Segredo de Berlim), George Clooney interpreta um jornalista que vai à Berlim cobrir a conferência de paz de Potsdam. Você, para compreender o filme, deve ficar atento a nomes, muitos nomes, citados ao longo do longa-metragem.
Tobey Maguire é um motorista que possui ligações com Kate Blanchett, ex-namorada de Clooney, e um trambiqueiro de primeira. É ele que desencadeia os acontecimentos do filme, que giram em torno de papéis - novamente, vistos - que podem tirar ele e sua companheira de Berlim.

Mas o filme não fica por aí, após um assassinato, Clooney se vê envolvido em um jogo de espionagem e descobre coisas terríveis sobre a conferencia de paz, o paradeiro de sua ex-namorada e o perigo que envolve o lado Russo e o lado Alemão.

O que não me agradou no filme, foi a escolha de Blanchett no papel de Lena, a ex. Enquanto em Casablanca tivemos a beleza de Bergman, neste, observamos uma beleza apagada e uma voz meio travestida - sim, de travesti - além de uma maquiagem extremamente pesada, acabando de vez com qualquer beleza que ela pudesse ter. Não que ela seja feia, mas sua beleza não se destaca e, em um filme preto e branco, acho isso importante. Sua interpetação, porém, é indiscutível.

O negocio é alugar o filme e assistir, mas é como eu disse, você tem que gostar de filmes antigos e ao estilo noir. O filme deve chegar as locadoras muito em breve. The Good German tem direção de Steven Soderbergh.





======================================================

Antes que me chamem de louco: sobre a palavra Rosebud, no filme Cidadão Kaine.
Cada um tem direito a sua opinião, vamos começar por aí. Inclusive, os comentários do blog servem para isso, você expor seu pensamente, livre de censura ou de ser apagado por mim.
Mas eu, ao alugar Cidadão Kane de Orson Welles, estava com grandes espectativas sobre o filme. Quando lançaram o mistério em torno desta palavra, fiquei atento e pronto a desvendar!
Pra minha surpresa, era algo escrito em seu brinquedo de criança. Ok, muita coisa acontece desde então e tal brinquedo, era seu único elo com o passado e com a realidade com a qual ele nunca mais conviveu: do amor, da simplicidade e da verdade.

O significado da palavra é até hoje filosofado e discutido. Não é querer ser do contra, mas para mim, realizar algo clássico e bom, é explicar, é ter um fim. É muito, muito fácil fazer filmes deixando coisas pendentes, e se isso significa sucesso, então está aí a receita: deixar tudo no ar.

Como havia falado, não vou detonar o filme até porque achei muito bom mesmo, mas não teria perdido em nada se não tivesse surgido tal "enigma". Rosebud! - música de suspense -Buuuu.....

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page